My CMS
Arquivo

SINDIFISCO QUER MANDAR NO SINFFAZ

 
SINDIFISCO QUER MANDAR NO SINFFAZ
 
No último dia 8 de maio de 2013, o SINFFAZ recebeu uma notificação extrajudicial do Sindifisco-MG,  solicitando que o SINFFAZ retire a matéria “É O FIM DA PICADA” do seu site.
Veja aqui a notificação extra-judicial do Sindifisco remetida ao SINFFAZ
Além de mandar e desmandar na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), agora, o Sindifisco-MG quer mandar no SINFFAZ e nos Gestores Fiscais da Receita Estadual.
Com essa atitude, nos parece que o Sindifisco-MG esqueceu que vivemos em um Estado Democrático de Direito, em que a liberdade de expressão e o diálogo são mandamentos constitucionais.
A notícia divulgada no site do SINFFAZ representa nada mais do que o direito de resposta, garantia que toda pessoa possui de se defender de críticas públicas no mesmo meio em que foram publicadas[1].
É bom lembrar que o Informe do Sindifisco-MG referido na notícia, teve como objeto específico criticar e denominar de “ilegal” o pleito do SINFFAZ.
Ora, o Sindifisco-MG, em seu site, TUDO PODE: publicar panfleto de autoria do SINFFAZ, criticar as demandas da categoria representada pelo SINFFAZ; transcrever reivindicações do SINFFAZ; publicar os ofícios e requerimentos remetidos à SEF/MG pelo SINFFAZ (intrigante a celeridade em que documentos de autoria do SINFFAZ são repassados para o Sindifisco-MG).
Já sabemos que o Sindifisco-MG insiste em se valer de regras unilaterais, só aplicadas a uma das partes. Talvez aquele sindicato não esteja familiarizado com o diálogo, com o debate público e aberto, tão caro à democracia, até porque é essa a cultura arraigada na SEF/MG: do sigilo, da enganação, do ardil.
Chega a hora de o Sindifisco-MG aprender que sempre existem duas faces em uma mesma moeda e que os dilemas da vida nos colocam, a cada segundo, em determinada posição.
A aprovação do PL nº 3843 de 2013, apesar de não ter sido aperfeiçoado com as propostas do SINFFAZ, que foram, inclusive, aderidas pelo SINDIPÚBLICOS-MG, já foi a primeira demonstração de que nem sempre o argumento excludente prevalece. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiu dizer não ao Sindifisco-MG.
E é bom que o Sindifisco-MG aprenda, também, a ouvir não, porque a categoria dos Gestores Fiscais/Exatores/Coletores, cuja história é a própria história da SEF/MG,  assim se manifesta:

Sindifisco-MG, vá mandar e desmandar na Secretaria de Fazenda, porque aqui no SINFFAZ quem manda são os Gestores Fiscais!

 

[1] Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_de_resposta

 

Related posts

Arrecadação no trânsito cresce com ampliação nas atribuições de Agentes de Tributos da Bahia

Leandro 4infra

Confaz decide unificar ICMS de operações interestaduais

Leandro 4infra

Minas no topo da lista negra

Leandro 4infra