My CMS
Destaque Reforma Tributária

Sinfazfisco-MG participa de discussão da Reforma Tributária

Audiência realizada pela Câmara dos Deputados discutiu a PEC 45/2019

O Sinfazfisco-MG, representante dos Gestores e Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais, participou nesta segunda-feira (04) do Seminário Regional, promovido pela Comissão Especial da Reforma Tributária, para debater a Proposta de Emenda à Constituição 45/2019.

O evento, realizado pela Câmara dos Deputados, ocorreu em Belo Horizonte, no Auditório José de Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e faz parte de uma sequência de debates que acontecerá em todas as capitais do país.

Participaram do debate o Presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária, Deputado Federal Hildo Rocha; os Deputados Federais e membros da Comissão Especial Newton Cardoso Júnior e Reginaldo Lopes; os Deputados Estaduais Cristiano Silveira e Sávio Souza Cruz; o Presidente da FEBRAFISCO e Vice-presidente do Sinfazfisco-MG, Unadir Gonçalves Júnior; o Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa; o Procurador do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior; a Mestre em Direito e Advogada do Sinfazfisco-MG, Dra. Sarah Campos; além de Prefeitos e Dirigentes de diversos órgãos e entidades representativas.

A discussão teve início com a fala do Presidente da Comissão Especial, o Deputado Federal Hildo Rocha, que informou que este já é o 11ª debate promovido sobre o tema. Durante entrevista, o Presidente da Comissão afirmou que o encontro promovido em Belo Horizonte levantou questões importantes, que serão analisadas e discutidas pela Comissão Especial.

O Deputado Federal Newton Cardoso Jr, membro da Comissão Especial, falou sobre a simplificação do sistema tributário e sua importância para a retomada do crescimento da economia e da geração de empregos.

O Deputado Federal Reginaldo Lopes enfatizou que, tanto a proposta do Senado quanto a da Câmara, contém como premissa o não aumento da carga tributária. Porém, segundo o Deputado, para que a Reforma seja eficaz, é preciso realmente promover uma justiça social, com distribuição de renda.

O Deputado Estadual Cristiano Silveira, que nesta discussão representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, frisou que é necessário buscar um equilíbrio neste momento, buscando uma solução que desonere o peso dos tributos para a população, além de ressaltar a importância de se discutir a tributação sobre a renda.

O Ex-Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Professor da Escola de Economia, Nelson Machado, que é um dos responsáveis pelo estudo que serviu de base para a PEC 45, explicou as bases da proposta, porém, afirmou que a discussão da Câmara foca mais no imposto sobre o consumo.

O Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo Rene, afirmou que o Sindicato acompanha todas as discussões sobre a Reforma Tributária desde o início. O representante dos servidores do Fisco Mineiro frisou que o mais ideal para a população será a proposta do Senado, que contém discussões mais avançadas em relação a diversos tributos, além de já possuir um acordo de entidades do Fisco a respeito da Administração Tributária (clique aqui para rever).

O Diretor Fazendário do Sindpúblicos-MG, Ronaldo Machado, levantou a importância de se fazer uma Reforma da Administração Tributária que, segundo ele, irá resolver o atual problema de evasão de receitas para o Estado.

O ex-Advogado Geral do Estado e Professor da UFMG, Onofre Batista Júnior, levantou um grave problema que a PEC 45 não avalia, que é a questão dos exportadores de commodities. A preocupação é que, tributando para o destino, Estados como Minas Gerais perderão grande parte de sua arrecadação.

O Presidente da FEBRAFISCO e Vice-presidente do Sinfazfisco-MG, Unadir Gonçalves Júnior, e Dra Srah Campos, Advogada do Sinfazfisco-MG, frisaram a importância desta reforma e fizeram observações importantes aos parlamentares, principalmente em relação à Administração Tributária, sempre atentando ao trabalho dos agentes públicos e ao interesse dos contribuintes.

O Prefeito do município de Fronteira, Marcelo Passuelo, e o representante da Associação Mineira de Municípios (AMM), Fernando José Cabral, levantaram a preocupação sobre a divisão dos impostos para os municípios e alertou sobre o problema nos repasses que vem ocorrendo atualmente por parte do Estado.

Os Diretores do Sinfazfisco-MG, Marcus Vinícius Bolpato e João Batista, também contribuíram com a discussão, ao participarem da tribuna com perguntas relevantes para a discussão, como a guerra fiscal, regimes especiais, o IBS e o elevado prazo de transição.

Todas as discussões e contribuições serão levadas para a Comissão Especial da Reforma Tributária para avaliação.

Related posts

Pública promove live com Deputado Federal Enio Verri

Nínive Ramos

Governador anuncia escala de pagamento para fevereiro

Anderson Alves

III CONSAT reúne servidores do Fisco nacional e estadual

Leandro 4infra

Leave a Comment