My CMS
Arquivo2

SINFFAZFISCO participa de Audiência Pública para debater o PL 3503/16

O SINFFAZFISCO, representado por seu presidente Unadir Gonçalves Júnior, participou ontem (20) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir o PL 3503/16. A audiência foi promovida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e foi requerida pelos deputados Wander Borges (PSB), Fred Costa (PEN) e Dalmo Ribeiro (PSDB).

ALMG01

O Projeto de Lei 3503/16 tramita na ALMG em regime de urgência e deve ser votado nos próximos dias, já que o prazo para as comissões analisarem o PL se esgotou nesta segunda-feira (20).

O PL 3503/16 altera a estrutura orgânica da administração pública do Poder Executivo e traz as diretrizes e normas gerais para a estruturação dos órgãos, autarquias e fundações, e foi motivo de Audiência Pública para discutir, principalmente, a extinção de mais de 1500 cargos que fazem parte do Grupo de Atividades de Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Poder Executivo (GEFAZ e AFRE). Por esse motivo, o SINFFAZFISCO, como representante das categorias integrantes do GTFA da SEF (GEFAZ e AFRE), foi chamado a se manifestar na referida audiência.

Em sua fala, o Presidente do SINFFAZFISCO ressaltou que a maior parte das queixas dos servidores foi sanada com o substitutivo nº 01 ao PL 3503/16, apresentado na Comissão de Constituição e Justiça pelo Governo. Destacou ainda que a principal alteração ocasionada pelo novo texto é a reafirmação do disposto na Lei Delegada 180 de 2011, e frisou que permitir que as competências de Secretarias fossem regidas por decretos, além de não ser uma boa solução jurídica, traria insegurança para o sindicalismo.

ALMG02

Apesar de entender que a extinção de cargos do GTFA prejudica o trabalho na Secretaria de Fazenda, o Presidente Unadir afirmou que a extinção de 900 vagas previstas para o cargo de Gestor Fazendário prejudica muito mais esta carreira do que a de Auditor Fiscal, que terá extintos tão somente 633 cargos, quebrando a igualdade numérica de cargos no GTFA que sempre teve no fisco mineiro desde a edição da lei 15464/05.

ALMG03

O presidente do SINFFAZFISCO também defendeu o mandato para o cargo de Corregedor da SEF, para garantir que sua autonomia de direito, o seja também “de fato”. Disse ainda que, apesar de saber que o substitutivo promove a manutenção da atual estrutura da Corregedoria da Secretaria de Fazenda, não garante a ela autonomia contra ingerência de poderosos grupos internos a serviço do corporativismo, às vezes até mais maléficos do que a ingerência externa, que praticamente inexiste.

ALMG04

O Diretor Jurídico do SINFFAZFISCO e da FEBRAFISCO, Marcus Bolpato, destacou em sua fala que a reestruturação do Poder Executivo é mais que necessária se tiver como objetivo a redução de gastos, e na Subsecretaria da Receita Estadual, especificamente, já passou da hora de reestruturar. Relatou o temor dos fiscais fazendários da SEF em ver a utilização dos Decretos para manter unidades que há muito já deveriam ter sido fechadas, enquanto mantém outras, como cabides de cargos comissionados, somente para atender a interesses particulares. Ressaltou que a Secretaria de Fazenda, mais especificamente a Subsecretaria da Receita, tem sua arrecadação baseada em altas alíquotas o que impõe barreiras quase intransponíveis ao trabalho dos servidores do Fisco, que não conseguem promover uma arrecadação suficiente e justa.

ALMG05

Nenhum representante do Poder Executivo participou da Audiência.

Clique aqui e veja a repercussão da Audiência no site da ALMG.

Assista no vídeo abaixo o discurso do Presidente do SINFFAZFISCO na Comissão:

Assista no vídeo abaixo a fala do Diretor Jurídico do SINFFAZFISCO durante a Audiência:

O Momento Fisco, exibido pela BAND Minas, irá exibir neste sábado (25), a partir das 11h20, a cobertura desta Audiência Pública.

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Related posts

Secretaria de Fazenda promove evento de despedida

Leandro 4infra

Entidades Sindicais promovem debate sobre os Desafios da Arrecadação Pública

Leandro 4infra

Ação do SINFFAZFISCO repercute no mundo sindical

Leandro 4infra