My CMS
Arquivo2

SINFFAZFISCO se reúne com Subsecretária de Gestão de Pessoas

O SINFFAZFISCO, representado por seu Presidente Unadir Gonçalves Júnior; seu Vice-presidente, Hugo René de Souza e por seu Diretor Jurídico, Marcus Bolpato, se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) com a Subsecretária de Gestão de Pessoas da SEPLAG, Warlene Drumond, para tratar de assuntos de interesse da categoria e solicitar uma atenção especial do Senhor Helvécio Magalhães – Secretário de Planejamento – aos pleitos e sugestões da categoria do Fisco mineiro.

A Subsecretária recebeu do Presidente do SINFFAZFISCO um exemplar da Edição Especial de 26 anos da Revista O FISCO, dos livros “Gestor Fazendário e a Administração Tributária do Estado de Minas Gerais”, de autoria da Drª Raquel Dias da Silveira e “Direito Tributário – Estudos de Casos: Competência para o Lançamento do Crédito Tributário e Natureza da Taxa de Mineração”, de autoria dos Doutores Hugo de Brito Machado e Hugo de Brito Machado Segundo, além de um exemplar do Anteprojeto de LOAT, de autoria do SINFFAZFISCO.

IMG_8117

A reunião foi uma oportunidade de levar ao conhecimento da Subsecretária Warlene Drumond os problemas que afligem o fisco mineiro, notadamente o corporativismo exacerbado da cúpula da SEF, que leva ao subaproveitamento do trabalho do Gestor Fazendário, prejudicando a arrecadação do Estado, que não consegue sair de seu patamar de inferioridade a outros Estados brasileiros, mesmo tendo Minas Gerais o segundo maior mercado consumidor do Brasil.

Nesse sentido, o SINFFAZFISCO requereu que a SEPLAG, responsável pelas carreiras do Estado, assuma seu papel de responsável pela estruturação das carreiras do Estado, para que sejam adotadas as medidas necessárias para, efetivamente, implementar a LEI nº 15.464/05 na SEF, que só é cumprida nos tópicos que se referem ao AFRE, relegando os mesmos trechos mencionados em relação ao GEFAZ. A parcialidade da SRE e de seus Assessores os descredenciam para tal mister. O SINFFAZFISCO denunciou que a política de recursos humanos na SEF é feita às avessas já que não é dirigida pela Superintendência de Recursos Humanos, mas sim pela Subsecretaria da Receita, que, com uma cúpula corporativista e afastada do interesse público, utiliza seus cargos comissionados para tentar afastar o GEFAZ do Fisco mineiro.

Essas e outras irregularidades que se verificam na SEF há anos, como o grande número de unidades fiscais sobrepostas, o fechamento dos Postos Fiscais, a injustiça no reposicionamento por tempo de serviço, o absurdo número de cargos em comissão (muitos com salários que ultrapassam o teto constitucional), o desvio de função de AFRE (transformado em GEFAZ) e do GEFAZ (transformado em estafeta) foram explicitadas para a Subsecretária que alarmada, se prontificou a levar ao conhecimento do Secretário Helvécio todos os pontos destacados pelo SINFFAZFISCO.

IMG_8096

O SINFFAZFISCO reiterou que o simples cumprimento da LEI (no que diz respeito às atribuições e ao ditame da remuneração equânime) na Secretaria de Fazenda daria fim às brigas, à “alienação funcional”, à “privatização da SEF” e, em contrapartida, proporcionaria a melhoria na arrecadação de impostos, tão necessária para enfrentar o déficit financeiro em que se encontra Minas Gerais.  A Diretoria do SINFFAZFISCO demonstrou à Senhora Subsecretária, que a cúpula da SEF trabalha para impedir o GEFAZ de exercer suas atividades legais, inclusive, buscando meios ardilosos para que o AFRE exerça as atividades “particulares e legais” dos Gestores Fazendários. Como explicar isso? A SRE trabalhando para que o AFRE seja GEFAZ?

Por todo o exposto, a Subsecretária concordou com a necessidade de uma reunião com o Secretário Helvécio e o SINFFAZFISCO, e prometeu o agendamento desta audiência para tratar destes e de outros assuntos que tanto impactam no bom funcionamento do Estado. Os representantes do SINFFAZFISCO disseram que não queriam ali somente levar problemas, que o SINFFAZFISCO também tem muitas soluções e ideias, mas que para isso precisa ao menos “ser ouvido”.

A DIRETORIA

Related posts

Mais uma vitória para os aposentados

Leandro 4infra

Conselheira Representante dos Servidores Públicos Estaduais pede renúncia do CAP

Leandro 4infra

Ação do SINFFAZFISCO repercute no mundo sindical

Leandro 4infra