My CMS
Arquivo2

TJMG julga IRDR sobre promoção por escolaridade

Na data de ontem (19), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou o julgamento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, envolvendo ações de promoção por escolaridade adicional. O incidente foi suscitado em razão da existência de decisões divergentes que ocorriam no Tribunal, umas concedendo a promoção por escolaridade e outras negando.

O julgamento estava suspenso por um pedido de vista do relator, e foi retomado ontem.

O TJMG entendeu que o Decreto que regulamentou a concessão da promoção por escolaridade inovou ao criar limitações temporais, verdadeiras “datas-travas”, e, portanto, neste ponto é ilegal. Ótimo! Vitória para os servidores públicos, notadamente nós da SEF.

Todavia, o TJMG também entendeu que a promoção por escolaridade está sujeita à aprovação pela COF – Comissão de Orçamento e Finanças da SEPLAG, que pode represar a publicação da promoção por questões de ordem financeira.

Este segundo ponto atende o pedido da AGE – Advocacia Geral do Estado, que tinha interesse em segurar as promoções de modo automático. O SINFFAZFISCO acompanhou todo o desenrolar deste processo, ingressou nos autos como parte interessada e fez sustentação oral por meio de sua Advogada, Dra. Sarah Campos.

Em análise preliminar, a Diretoria do SINFFAZFISCO analisa como positivo o resultado do julgamento, uma vez que cai por terra o principal argumento que era usado para negar a concessão das promoções: a “data-trava”. Com relação à aprovação da COF, o Jurídico do SINFFAZFISCO aguardará a publicação do Acórdão, para, em seguida, analisar qual a melhor estratégia de recurso, a fim de que essa exigência não prejudique os direitos subjetivos dos servidores.

Esta é uma causa de grande complexidade e de difícil solução, mas que o Departamento Jurídico do SINFFAZFISCO está acompanhando de perto, com outras entidades interessadas, a fim de garantir o direito dos servidores mineiros. Continuamos sempre na luta pela defesa intransigente dos interesses de nossos filiados.

A DIRETORIA

Related posts

SINFFAZFISCO explica fala de Presidente durante Audiência Pública

Leandro 4infra

Rádio SINFFAZFISCO acompanha debate com deputados federais na ALMG

Leandro 4infra

Departamento Jurídico do SINFFAZFISCO obtêm êxito em liminar contra Processo Administrativo

Leandro 4infra

Leave a Comment