TV Assembléia entrevista Anastasia

O governador em exercício Antônio Augusto Anastasia concedeu entrevista nesta segunda-feira (25/8/08) ao programa Mundo Político, da TV Assembléia. Na entrevista, ele fez um balanço dos dias em que está à frente do Executivo (de 18 a 28 de agosto). O governador Aécio Neves está na Itália, visitando Piemonte, região “irmã” de Minas Gerais e sede do grupo Fiat, com o objetivo de preparar a Semana Minas em Piemonte e viabilizar a vinda um centro de inteligência da empresa para o Estado.
O programa, apresentado pelo jornalista Carlo Menezes, realizado pela emissora de televisão da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, vai ao ar nesta segunda (25), às 22h30, e será reprisado na terça-feira (26), às 8 horas e às 12h30. Uma resenha sobre a entrevista também será apresentada pela TV Assembléia na sexta (29) e no domingo (31), às 22h30, e no sábado (30), às 17 horas.
Anastasia destacou a viabilização de dois novos vôos internacionais diretos saindo do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins: um para Miami, nos Estados Unidos, e outro para a Cidade do Panamá. Ele falou também sobre reformas promovidas pelo governo e enfatizou o programa Estado para Resultados, que seria a segunda geração do chamado choque de gestão. Anastasia tratou ainda de temas que estão na ordem do dia, como nepotismo, reformas tributária e política, entre outros.
Ele explicou que cargos em comissão e nepotismo não têm necessariamente uma relação direta. Tanto que em Minas Gerais, segundo ele, o governo vem nomeando servidores de carreira para cargos de direção, através de processo de certificação pioneiro no País, barrando o nepotismo.
Anastasia defendeu ainda a aprovação do projeto de reforma tributária, em análise no Congresso Nacional, para corrigir a distorção que prevalece atualmente, em que a União arrecada cerca de 70% dos impostos, ficando os Estados e municípios com aproximadamente 30%. A reforma, de acordo com ele, acabaria com a guerra fiscal entre os Estados e simplificaria a legislação do setor.
Reforma política – Com relação à reforma política, Anastasia avalia que sua aprovação deve ser mais difícil, devido à falta de consenso entre os parlamentares federais. Ele defende como principais medidas o fortalecimento dos partidos políticos, projetos de educação política e o aperfeiçoamento de mecanismos de acompanhamento permanente.
Falando sobre o programa Estado para Resultados, Antônio Augusto Anastasia destacou que trata-se de um desdobramento do choque de gestão e enfoca a melhoria do serviço público estadual, buscando trazer resultados diretos aos cidadãos mineiros.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – 31 – 2108 7715