My CMS
Arquivo

Cones discute Estatuto do Servidor

O Comitê de Negociação Salarial (Cones) reuniu-se ontem, 29 de setembro, para tratar do Estatuto do Servidor. Estiveram representando a Seplag, Maria Isabel Rolla França; Simone Ribeiro Romeiro; Luciana Mendes Ribeiro e Elian Oliveira. O Sinffaz se fez presente na pessoa da Vice-presidente – Brígida Maria Colares, representante do Sindicato no Comitê.
Os representantes da Seplag afirmaram que a referida reunião seria apenas para dar um retorno das últimas propostas enviadas pelas entidades que não foram aceitas pelo governo e também para informar que o envio do Estatuto à Assembleia Legislativa está programado para o início do mês de outubro. Maria Isabel, Superintendente Central de Política de Recursos Humanos, afirmou que o estatuto será enviado da forma apresentada aos presentes.
Os principais temas rejeitados pelo governo foram:
– Provimento de Cargos Comissionados – Limitar o recrutamento amplo;
– Limitar servidores em estágio probatório de ocupar cargo em comissão;
– Revisão Geral Anual da Remuneração;
– Garantia de Salário Mínimo no vencimento básico;
– Liberação de mais servidor para direção de Sindicato e para Associação Sindical.
 
 
Veja as fotos da reunião!
 
Os representantes dos Sindicatos manifestaram-se contra o prazo fixado, dizendo que desde o início o prazo não era suficiente para estudo de um assunto tão complexo e importante para a vida de todos os servidores públicos civis, portanto nunca concordaram com a pressa do governo em enviar um novo Estatuto para a ALMG sem a devida discussão e anuência dos servidores.  Brígida manifestou-se dizendo que não concorda com o prazo imposto e finalizou dizendo que a Comissão de Sindicalistas que estuda a minuta do Estatuto ainda está longe de concluir os trabalhos. Juntamente com os demais presentes, afirmou que é necessário maior prazo.       
Os representantes da Seplag afirmaram que o prazo de outubro se deve à agenda da ALMG e interesse do Governador, Antonio Anastasia, de se fazer rapidamente o Estatuto. A reivindicação de aumentar o prazo será encaminhada à Secretária de Planejamento e Gestão – Renata Vilhena, que irá decidir com o Governador.
Os presentes exigiram ainda que fosse marcada uma nova reunião com a presença da Secretária de Planejamento para debater os pontos divergentes e acertar novo prazo. Se o Governo quer a participação dos servidores, deve levar em conta que o documento não pode ser revisado tão rapidamente. “É a revisão de um estatuto de 60 anos e não pode ser feito em meses”, afirma Dina Elisa Corrêa Santos, representante União Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil – UNSP.
O único ponto em que houve acordo entre as partes foi a Avaliação Periódica de Desempenho de servidores ocupantes de cargo em comissão. Os sindicatos defendem a obrigatoriedade da avaliação para todos os servidores em atividade nos três poderes, inclusive os ocupantes de cargos comissionados.
Finalizando a reunião, os representantes dos Sindicatos no Cones retomaram a questão do prazo exigindo uma reunião com a Secretária de Planejamento e afirmaram ainda que se o estatuto for enviado da forma como está apresentado, o Governo encontrará toda a resistência dos Sindicatos. A Superintendente de Política de Recursos Humanos ficou de entrar em contato para dar retorno do adiamento e do agendamento da reunião.

Related posts

Diretoria do SINFFAZ participa de celebração ecumênica com Gláucia Brandão

Leandro 4infra

Taxa de juros para ICMS vencido

Leandro 4infra

Anastasia garante continuidade de gestão durante posse na ALMG

Leandro 4infra