É público e notório que o Sinfazfisco-MG, há anos, luta pelo fortalecimento das carreiras do Fisco em Minas Gerais e pela valorização dos seus servidores.
Dentre as várias mobilizações recentes, podemos citar – apenas neste ano, a constante luta do Sindicato contra o Regime de Recuperação Fiscal (reveja aqui); contra a Reforma Administrativa do Governo Federal, PEC 32 (reveja aqui); pela volta do pagamento integral do 5º dia útil (reveja aqui); pelo pagamento represado das Férias-prêmio aos servidores aposentados (reveja aqui); por abertura de concurso público para Gestor Fazendário (reveja aqui); pelas constantes campanhas de valorização dos Servidores Públicos (reveja aqui) e Contra o fechamento das Administrações Fazendárias – sendo esta, inclusive, tema de Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no último dia 10 de novembro.
Durante a Audiência Pública, o Sinfazfisco-MG manifestou toda sua indignação e contrariedade com a política do Governo Estadual de fechamento das Administrações Fazendárias (reveja aqui matéria completa).
Veja abaixo alguns trechos da fala do Presidente, Hugo René de Souza, durante a Audiência Pública.
Também participou da Audiência , o Presidente da FEBRAFISCO e Vice-Presidente do Sinfazfisco-MG, Unadir Gonçalves Júnior. Veja abaixo importantes trechos da fala do líder sindical.
Também participaram da Audiência Pública, o Auditor Fiscal da Receita Estadual, João Batista Soares e o Gestor Fazendário, João Antunes Machado. Ambos destacaram a dura rotina dos servidores nas unidades e ressaltaram a urgente necessidade de realização de concurso público para GEFAZ, os quais estão extremamente pressionados e com alta sobrecarga de trabalho, com graves prejuízos à qualidade dos serviços prestados ao povo mineiro.
CAMPANHAS CONTRA O FECHAMENTO DAS AFS!
Há tempos, o Sinfazfisco-MG, vem denunciando o risco de fechamento das dezenas de AFs sem chefia nomeada, com chefes a distância e sem nenhuma Autoridade Tributária para atender o povo mineiro e as empresas.
Prova disso, é a intensa campanha realizada pelo Sinfazfisco-MG, em todas as cidades ameaçadas pelo fechamento das AFs (reveja aqui), onde o Sindicato alertou a população e políticos locais por meio de outdoors, emissoras de rádios e pelas redes sociais sobre todos os prejuízos que o fechamento das AFs acarretará, além do desprestígio e da perda da arrecadação para as cidades.
A campanha ganhou grande repercussão e mobilizou prefeitos, vereadores e cidadãos que levaram a sua indignação pelo fechamento aos Deputados Estaduais – eis o motivo para a realização de tal Audiência Pública.
Toda a mobilização do Sinfazfisco-MG, ganhou destaque na mídia e teve repercussão no Jornal o Tempo (reveja aqui), e em portais do interior do Estado. (reveja aqui).
No mais, o Sinfazfisco-MG sempre alertou, ainda, sobre o quadro escasso de funcionários e a sobrecarga de trabalho nas unidades que absorvem trabalho de outras AFs. As unidades já sofrem com a falta de pessoal e por isso o Sindicato reitera, também, a necessidade urgente de abertura de concurso público para Gestor Fazendário para preencher as vagas existentes.
Por todos os motivos citados e relembrando a intensa mobilização nos últimos anos, o Sinfazfisco-MG se posiciona CONTRA o possível fechamento das 75 Administrações Fazendárias em Minas Gerais.
A DIRETORIA