Osvaldo Afonso/Secom MG
O governador em exercício, Antonio Augusto Anastasia, fez uma palestra sobre a nova Administração Pública em Minas Gerais nesta quinta-feira (29), no auditório da Prefeitura de Timóteo, no Vale do Aço. A palestra encerrou a Semana da Gestão de Responsabilidade.
Segundo ele, o planejamento deve ser o ponto fundamental em qualquer política pública de prioridades, já que não existem recursos públicos suficientes para fazer face a todas as necessidades ao mesmo tempo. A comunidade, os servidores, os gestores, os líderes políticos, todos devem estar envolvidos no planejamento.
Nesse planejamento podemos identificar as prioridades de cada ano, por isso inoculamos a idéia do planejamento de longo prazo, com a visão de longo prazo, com as metas de longo prazo, sabendo onde queremos chegar, disse o governador em exercício.
Ele explicou que a população brasileira ainda não está acostumada com a continuidade política no país. Temos de ser responsáveis em saber que depois de um mandato vem outro, com outras pessoas e até ideologias, mas as políticas públicas enraizadas são as mesmas. Não há partido político que possa ser contrário aos indicadores e compromissos com a diminuição da mortalidade infantil, com a diminuição dos níveis de violência e número maior de alfabetização. Precisamos ter cultura da continuidade administrativa, completou.
A responsabilidade fiscal, o compromisso com o bom gasto público e resultados palpáveis, implementados no Governo de Minas com o Choque de Gestão, que promoveu o equilíbrio financeiro e fiscal do Estado, também são novidade no Brasil, segundo Anastasia.
Não há como deixar de aplicar esses mecanismos com êxito, que significa o crescimento da Receita sem majoração de tributos através do gerenciamento matricial da Receita, identificando onde estão as lacunas, e a melhoria da despesa pública, através da identificação dos desperdícios e dos gargalos que existem, afirmou.
Gestão de Responsabilidade
O evento, promovido pela Prefeitura de Timóteo, teve palestras durante toda a semana sobre a otimização do uso dos recursos físicos, financeiros e humanos da Prefeitura no interesse da cidade. Em entrevista, o governador em exercício elogiou a iniciativa do prefeito Geraldo Hilário.
É muito importante que os prefeitos municipais se conscientizem que governar é um ato de responsabilidade, não é exclusivamente fazer política. É muito importante também administrar com empenho, com denodo, com eficiência, buscando apresentar resultados à população, afirmou.
Fonte: Minas Online
Acesso em 30/01/2009