Pagamento para servidores que recebem acima deste valor não tem data prevista
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta quarta-feira (18) que apenas os servidores que recebem até R$ 2 mil líquidos vão receber o 13º salário ainda este ano. O pagamento está previsto para o dia 23 de dezembro. Além destes, os servidores da Segurança Pública receberão o 13º salário em três parcelas, previstas para os dias 21 de dezembro, 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Segundo o Governador, “o critério foi social” (veja aqui).
Mesmo com o protesto que reuniu centenas de servidores ontem na Cidade Administrativa, com a efetiva participação do Sinfazfisco-MG, o Governador informou que não há data prevista para pagamento do 13º salário dos servidores que recebem acima de R$ 2 mil, e que o pagamento será realizado quando for concluída a operação financeira relacionada ao leilão dos recebíveis do nióbio. Segundo o Secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, o leilão deve ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2020.
Recentemente, em audiência pública na ALMG, o Secretário de Fazenda enfatizou que a SEF-MG possui o melhor corpo técnico do país, e que se orgulha de estar trabalhando aqui. Mesmo assim, a categoria não recebeu o tratamento condizente com a qualidade dos serviços que presta ao Estado, tampouco com sua condição de carreira típica de Estado, que constitucionalmente deveria ter precedência na Administração Pública.
Com o anúncio feito pelo Governador nesta quarta-feira, o Sinfazfisco-MG, por não lhe restar alternativa, por sua diretoria, decidiu impetrar Mandado de Segurança exigindo isonomia de tratamento e o pagamento do 13º salário ainda em 2019.
A DIRETORIA
Veja abaixo vídeo do anuncio feito pelo Governador: