My CMS
Arquivo

Lafayette de Andrada presidirá Comissão Especial sobre a PEC 47/08

Lafayette de Andrada presidirá Comissão Especial sobre a PEC 47/08
Os deputados Lafayette de Andrada (PSDB) e Gilberto Abramo (PMDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice da Comissão Especial criada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais para emitir parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08. A eleição aconteceu nesta quarta-feira (8/10/08), quando também foi designado o deputado Hely Tarqüínio (PV) para exercer a função de relator.
A PEC 47/08 dispõe sobre a ação declaratória de constitucionalidade, adaptando a Constituição do Estado às inovações introduzidas pelas emendas à Constituição Federal de números 3, de 1993, e 45, de 2004. Segundo a proposta, são modificados os artigos 106, 118 e 120 da Constituição mineira.
O artigo 106 determina as competências do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A PEC 47 acrescenta a essas competências a ação direta de inconstitucionalidade de lei, ato normativo estadual ou municipal, em face da Constituição do Estado; e ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual em face desta Constituição.
O artigo 118 indica os agentes legítimos para proposição de ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face desta Constituição. A PEC 47 acrescenta a expressão “ação declaratória” ao parágrafo 6º do artigo 118. Pela nova redação, estipula-se que “somente pelo voto da maioria de seus membros ou do seu órgão especial poderá o Tribunal de Justiça declarar inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, incidentalmente ou como objeto de ação direta ou de ação declaratória”.
A PEC 47 também acrescenta o parágrafo 7º ao artigo 118 da Constituição. O novo parágrafo determina que as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Tribunal de Justiça, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, produzirão eficácia contra todos. Também produzirão efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e às administrações públicas direta e indireta, nas esferas estadual e municipal.
O artigo 120 da Constituição determina as funções institucionais do Ministério Público. A PEC 47 acrescenta a essas funções a promoção de ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ou representação para o fim de intervenção do Estado em município, nos casos previstos na Constituição do Estado.
Presenças – Deputados Lafayette de Andrada (PSDB), presidente; Gilberto Abramo (PMDB), vice-presidente; e Hely Tarqüínio (PV).
 

Fonte Responsável pela informação:
Assessoria de Comunicação – 31 – 2108 7715

Related posts

Polícia Rodoviária Federal apreende 60 mil latinhas de cerveja na BR 040

Leandro 4infra

Recado do Presidente do SINFFAZ (55ª AGE)

Leandro 4infra

PUBLICADA RESOLUÇÃO QUE DEFINE O ÍNDICE DE CORREÇÃO DA COTA E DO PONTO GEPI PARA 2013

Leandro 4infra