My CMS
Arquivo2

Seminário de Administração Pública reúne palestrantes renomados e autoridades

Aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, na sede da OAB/MG, o seminário “Administração Pública do Século XXI – Uma visão social e trabalhista”. O evento foi promovido pelo SINFFAZFISCO e entidades como o SINDSEMP/MG, dos servidores do Ministério Público, o SITRAEMG, dos trabalhadores do poder judiciário federal, o SINPEF/MG, dos policiais federais, e demais entidades de classe.

Com uma participação expressiva em ambos os dias do seminário, o evento contou com a participação de palestrantes renomados que trataram de assuntos de interesse do serviço público e da sociedade. O primeiro dia de debates também contou com a participação de autoridades como a Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e de Relações Institucionais, Mariah Brochado Ferreira, que representou o Governador Fernando Pimentel, e do 2º Vice-Presidente da ALMG, Lafayette de Andrada.

O Professor Doutor da Universidade de Coimbra, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, realizou a abertura dos trabalhos discorrendo sobre a “Capacitação e qualificação permanente do servidor público como fator motivacional e melhoria de atendimento da demanda da sociedade”, e teve como debatedor o Promotor de Justiça, Gregório Assagra de Almeida.

Também durante a abertura do seminário foi apresentado o projeto “Rua do Respeito”, de iniciativa do Governo do Estado e do SERVAS, que visa resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua e conta com o apoio de diversas entidades sociais.

No dia 21 as palestras tiveram início pela manhã, quando na mesa presidida pelo Presidente do SINFFAZFISCO, Unadir Gonçalves Júnior, o Advogado e Presidente da Comissão de Assuntos Sindicais da OAB Nacional, Bruno Reis Figueiredo, falou sobre a “Terceirização no Serviço Público – limites e afronta aos direitos trabalhistas”.

Em seguida, o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, abordou o tema “A Negociação Coletiva no Serviço Público como forma de aprimoramento da Democracia Brasileira”, tendo como debatedora a Coordenadora do Departamento Jurídico do SINFFAZFISCO e de Relações Institucionais e Sindicais do Prunart-UFMG, Drª. Sarah Campos.

No início da tarde, em mesa presidida pelo Vice-Presidente do SINFFAZFISCO e Presidente da PÚBLICA/MG, Hugo René de Souza, o Deputado Estadual Arnaldo Silva falou sobre a “PEC 110/2015 – A necessária limitação à livre nomeação de cargos no serviço público e o aprimoramento das instituições públicas brasileiras”, tema que teve como debatedor o Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior.

Para encerrar o seminário, o Advogado Rudi Cassel, Especialista em Direito do Servidor Público, palestrou sobre o tema “Regime Próprio de Previdência Social – paralelos entre a carreira federal e estadual”. Debateram o tema a Advogada Laís Azevedo Vilela, especialista em Direito Previdenciário, e o Economista Clóvis Roberto Scherer, Coordenador Adjunto de Relações Institucionais do Dieese.

O Presidente da PÚBLICA, Nilton Paixão, participou do evento na condição de debatedor e tratou de um dos temas que mais preocupam a categoria dos servidores públicos: a terceirização. Nilton concedeu uma entrevista para o Momento Fisco, que será exibida no próximo sábado (29), a partir das 11h20, na BAND Minas.

Além de prestigiar o evento, a PÚBLICA – Central do Servidor, única central sindical exclusiva dos servidores públicos do Brasil, expôs através de um stand o trabalho desenvolvido pela entidade.

Diversos sindicalistas procuraram os Dirigentes da PÚBLICA para saber mais sobre a nova central.

O SINFFAZFISCO agradece a presença de todos que prestigiaram o seminário e acredita que este foi mais um evento que fortaleceu e esclareceu os servidores públicos sobre a sua importância para a sociedade.

Clique aqui para visualizar todas as fotos do evento.

Related posts

Detran assume controle da arrecadação do IPVA

Leandro 4infra

Parabéns Gláucia Eliana! Guerreira do Fisco Mineiro

Leandro 4infra

Pimentel assume o governo de Minas e reafirma uma forma de governar mais aberta e participativa

Leandro 4infra