My CMS
Arquivo2

Vídeo demonstra soluções para a eficácia do Fisco Estadual

O Brasil sofre com profundas mudanças e a aprovação, em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, indica que os Estados terão menos recursos para investir em serviços públicos como educação, saúde, saneamento e segurança.

Especialistas da área fiscal e econômica reforçam que, embora o país viva um momento de baixo crescimento econômico, com pouca arrecadação, a aprovação da PEC não é a solução para o desajuste fiscal.

Em um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group, divulgado em setembro deste ano no G1 – Portal de Notícias da Globo, Minas Gerais aparece em último lugar no quesito “solidez das contas públicas” (reveja aqui). A conclusão apontada pelo estudo e o que se vê hoje em Minas Gerais, com a despesa total do poder executivo nos limites da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal e o atraso e parcelamento dos pagamentos dos salários dos servidores é um reflexo de uma ineficiência recorrente na arrecadação do ICMS no Estado.

O vídeo abaixo, produzido pelo AFOCEFE Sindicato, entidade que representa os Técnicos Tributários da Receita Estadual do Rio Grande do Sul e filiada à FEBRAFISCO, demonstra de forma clara e didática que, a exemplo do que precisa ser feito em Minas Gerais, somente o cumprimento da lei e o trabalho integrado dos servidores da Secretaria de Fazenda, de forma eficiente e inteligente, será capaz de alavancar a receita do Estado.

Related posts

Detran assume controle da arrecadação do IPVA

Leandro 4infra

Momento Fisco destaca iniciativa de Gestores premiada pelo Governo de Minas

Leandro 4infra

SRH cria novos canais de atendimento para servidores ativos e aposentados

Leandro 4infra